Notícias

12 jul 2006

QUADRILHA CEARÁ JUNINO – Melhor Quadrilha do Ceará segundo a Secult

Apresentação na final do Festejo Ceará Junino 2006
Local: Cidade de São João do Jaguaribe
Data: 02 de julho de 2006
Classificação: * * * *

A fogueira! Como ninguém pensou nisso antes? Parece simples, mas quem fez até hoje? Nesse fato é que resiste o mérito da Quadrilha, que pegou um símbolo do São João ameaçado de extinção e transformou em uma história com começo meio e fim.
A entrada com apresentação de todos os personagens, juntamente com os brincantes dando a volta na quadra já acende uma chama de curiosidade na platéia.
O texto do casamento não é dos mais elaborados, mas personagens como Nossa Senhora das Fogueiras e os “noviços gays” acabam roubando a cena de vez em quando, dando tom humorístico, leveza e agilidade às cenas. Também gerando a possibilidade da perda de alguns pontinhos em tradicionalidade. O cenário uma vila com seis ou sete fachadas de casas e os vitrais de uma igreja. Às vezes soa estranho esse cenário urbano quando a história não se remete a um espaço físico específico.
Partindo para a Quadrilha, a alegoria humana, feita com caixotes de madeira , luzes e fogos de artifício (diga-se de passagem os permitidos pela FEQUAJUCE) dá o tom de espetáculo, para onde as estilizadas estão rumando ultimamente. Após esse momento tudo volta ao normal, ou melhor, ao que posso dizer o melhor momento. A formação com os 40 pares em formato de “U” saudando a apresentação dos noivos e o desfile da rainha, que ocorre logo no início da apresentação. Não é a grande novidade, pois os destaques no início já foram vistos várias vezes, só que na Ceará Junino simplesmente funcionou. Agradável. Destaque realmente para a noiva e marcador. Ela interpretação impecável durante a apresentação e ele agilidade e alegria.
Já que adentramos em coreografia. Nesse quesito reside a maior falha a meu ver. 10 passos tradicionais para 40 pares em 30 minutos não me parece satisfatório. Em determinados momentos há um certo desfile dos pares, com a repetição da postura que é típica das estilizadas da capital (A mulher segurando a ponta do vestidos com o braço esticado e a coluna inclinada para um dos lados) e revezamento de quadrados no desenho coreográfico.
A troca de roupa e o momento “caipira” soam como criatividade, mas noentanto apresentam uma quebra desnecessária na evolução . Talvez na abertura fosse mais interessante esse momento (Ou quem sabe não entendi a proposta. Também pode acontecer, né?!).
A animação talvez seja um dos critérios mais bem desenvolvidos. A alegria no semblante dos brincantes é nítida. Todos impecáveis do alto de seus trajes elegantes. O coque das mulheres remete aos velhos tempos e ao mesmo tempo à postura de bailarinas dos “Balés Quadrilhas Estilizadas”. Os vestidos são coloridos com bordados em ponto de cruz bem elaborados e armados. Já o figurino masculino não teve a mesma atenção. Não que perca a harmonia, mas o bordado na parte da frente não ficou bem, a final na barra do paletó já foi a ousadia. Não se faz necessário estampar a calça também.
O repertório, dos estilizados contemporâneos, é o que ainda lembra os festejos juninos. Sem falar no talento já reconhecido do regional, que cumpre à risca o papel de ajudar o desenvolvimento do grupo.
Ceará Junino esse ano realmente é festa! Festa de São João… e com direito a fogueira.


 

6 respostas para “QUADRILHA CEARÁ JUNINO – Melhor Quadrilha do Ceará segundo a Secult”

  1. joaquim disse:

    lindo comentário,parabens rapaz,abração!!!!!!

  2. Anonymous disse:

    Bom falar o que de uma quadrilha que tem como cantora nada mais que Assução uma mulher maravilhosa parabens Ceará você mereciam mais.

  3. Rafael disse:

    Ola tudo bem meu nome e Rafael e eu to fazendo minha monografia sobre quadrilhas juninas estilizadas e peço a ajuda de vçs queria saber se çs sediam para min algum material( fitas de apresentaçoes historia da quadrilha origem enfim) entrem em contato comigo por favor desde de ja agradeço!
    duhsurpresa@yahoo.com.br

  4. ruth helena disse:

    Ólá sou Ruth VILARINO ´do Estado do Pará sou fanática por manter viva a cultura de nosso povo que esta se perdendo com a modernização parabéns por vcs continuarem preservando nossa cultura .A QUADRILHA DE VOCÊS É MARAVILHOSA. UM ABTRAÇO

  5. Anonymous disse:

    PRECISO ENTRA EM CONTATO COM O PRESIDENTE DA CEARA JUNINO SOU MARCIO RENE DO MUNICÍPIO DE TURURU INTERIOR DO CEARA O MAIS RÁPIDO POSIVEM MEU EMAIL DEMOCRACIA101@HOTMAIL.COM SERA DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PAR VOCÊS ABRAÇO MARCIO RENE

  6. preciso falar com a ireçao dessa quadrilha convidar para fazer parte do sao joao da minha cidade meu tel 75 81555886

Deixe uma resposta

Últimas Notícias